sábado, 29 de novembro de 2008

Samba da Salete

Roda de Samba que acontece na Rua Salete, em Santana - Zona Norte de Sampa (tradicional reduto de bambas), com a intenção de começar o fim de semana com o pé direito. Conta sempre com a presença de sambistas do eixo rio-sampa e nessa roda são levados sambas próprios e de compositores feras, além de sambas consagrados. Não falta também  muita exaltação à todas Velhas Guardas.

Riua Salete, 69 - Santana (próximo ao metrô)
Entrada Franca
Todas às 6ªs feiras - das 19 às 23hs

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Melhor de 3

O público vai escolher o "Melhor de 3" 

Você é um compositor de sambas? Então precisa conhecer o "Melhor de 3", uma nova iniciativa na Baixada Santista que pretende valorizar os compositores, dando oportunidade para que mostrem seus sambas de uma forma diferente, intimista, sempre incentivando o compositor com homenagens especiais. Segundo os idealizadores, Éderson dos Santos e Alexandre Cortez, o "Melhor de 3" é o "espaço que faltava na Baixada Santista para o samba, para o compositor e para sua obra". 

"É um encontro de amigos onde podemos criar novas parcerias, apresentar os sambas que normalmente ficam guardados e que muitas vezes o compositor não tem oportunidade de mostrar, tudo isso num ambiente muito agradável, de muito bom gosto, de muito respeito e dignidade para com o compositor", diz Éderson dos Santos, reforçando a idéia que o espaço vai mesmo se tornar um ponto de encontro de compositores da região e de outras cidades também. 

Alexandre Cortez, outro idealizador do "Melhor de 3" completa: "Nós sabemos o quanto um compositor precisa de incentivo. A valorização e o reconhecimento do seu trabalho são os combustíveis pra que ele continue com sua criação". Ele salienta ainda que a idéia é ouvir sambas em todas as suas vertentes: "Queremos um samba clássico, um samba moderno, um samba-rock ou um samba-canção. Queremos ouvir um samba-de-quadra, uma samba-enredo, um partido alto ou um samba dolente. O mais importante é que a obra do compositor seja reconhecida". 

O nome "Melhor de 3" também tem um significado importante. Os compositores poderão cantar até três sambas de autoria própria e o público vai eleger na hora qual dos três foi o melhor apresentado. "Isso vai servir de termômetro para o compositor, que poderá voltar outras vezes aos nossos encontros e cantar novamente as canções que mais agradaram ao público em geral", diz Cortez. Outro destaque interessante é que o compositor é quem vai escolher o horário de sua apresentação. 

O "Melhor de 3" vai publicar todo mês uma revista com dez sambas, dentre os escolhidos pelo público. E todo mês, um deles será o "melhor samba do mês". Um painel de canetas contará a história de cada compositor dentro do "Melhor de 3": "As canetas representarão os compositores dos sambas publicados em nossa revista e também os que ganharem como o samba do mês", explica Éderson dos Santos.  

Serviço - O "Melhor de 3" acontecerá todas as quartas-feiras às 21h00, a partir do dia 5 de novembro, no Bar Canta Brasil – Rua do Comércio 66, no Centro Histórico de Santos - SP. A entrada é de R$ 7,00 (os compositores que participarem cantando seus sambas ficarão isentos desse valor) e reservas poderão ser feitas através do telefone: (13) 3011-0066. Mais informações também pelos telefones: (13) 9114-7822 ou (13) 9143-9702.

Projeto "Samba Nosso de Cada Dia"

CULTURA E POESIA

Projeto que esta propiciando mais um espaço ao compositor, ao poeta, ao músico, ao instrumentista, ao intérprete, aos Grupos de Samba, que queiram apresentar seus trabalhos ao publico amante dessa cultura Popular. Tudo num ambiente muito agradável.

Para apresentar sua OBRA inedita no projeto, seja um samba, uma poesia, uma apresentação instrumental, etc... inscreva-se enviando mensagem de e-mail contendo a Obra e dados para contato para:marcosleitevaivai@terra.com.br. 

As apresentações são sempre as terças feiras, das 19:30 as 23:00hs.

Na QUADRA do G.R.C.S. ESCOLA de SAMBA VAI-VAI.

Rua São Vicente, 276 – Bela Vista – Bixiga -São Paulo – Brasil.

Próximo à Praça 14 BIS - Na Avenida 9 de Julho.

(Maiores informações telefone: +55-011-3105-8725 ou com  Marcos Leite +55-11-7456-6093)

Os músicos do projeto são integrantes da Ala de Compositores e da Bateria da VAI-VAI

Todas as OBRAS inscritas serão apresentadas ao longo do tempo.

Temos toda infra-estrutura de Bar, salgados, refrigerantes, cerveja, Drinks.

Colaboração de: R$5,00 (cinco reais) + 1 kg de alimento não perecível.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

P C R V G TERRA BRASILEIRA

O Projeto Comunitário de Resgate à Velha Guarda Terra Brasileira, é sama de roda de primeira que eteve início em Janeiro de 2005, fiel à tradição dos terreiros em formato acústico, resgata tanto o samba da velha guarda como composições inéditas. Acontece quinzenalmente aos sábados na Escola Nova Cultura

Rua Valdemar Dória, 163 - Belenzinho - Zona Leste/SP
Quinzenalmente aos sábados - a partir das 15hs - Entrada Franca
(11)8935-2695 c/ Paulo

SAMBA DA TOCA

Com a finalidade de resgatar o verdadeiro samba de raiz, além de abrir espaço aos novos compositores de samba, a Comunidade Samba da Toca, fundada em 2005, apresenta sua roda de samba aos amantes do samba raiz. Acontece quinzenalmente aos domingos.

Rua Uberaba, 631 - Vila Virginia - Itaquaquecetuba/SP
Quinzenalmente aos domingos - a partir das 16hs - Entrada Franca
(11)8484-7742 / 8163-4939 c/ Andréia ou Cido

COMUNIDADE BURACO DO SAPO

O projeto cultural Comunidade Buraco do Sapo (CBS) existe desde a década de 80 quando um grupo de amigos se reunia para expor idéias de melhorias para o bairro. Com isso surgiu a roda de samba que une pessoas de todas as idades em torno deste evento, sempre no 2° domingo do mês resgatando o samba de raiz.

Rua Armando Guzzi, s/n° (travessa c/a Rua João Cordeiro) - Freguesia do Ó
Todo 2° domingo do mês - das 13hs às 22hs - Entrada Franca
(11)9903-8116 / 9466-3216 c/Kiko ou Geraldo
 

SAMBA DO PORTO

Esta comunidade teve início em meados de 2008, devido a uma necessidade de divulgar o samba na região do Grajaú - Zona Sul, a fim de prestigiar os velhos e novos compositores. Idealizado por Jefferson (presidente) e Jonatan (vice-presidente). Contribuição do professor Muzunga e incentivo da Associação de Moradores do Jardim Porto Velho. Acontece todo primeiro domingo do mês.

Rua Evolução, 63 - Jardim Porto Velho - Zona Sul/SP
Todo 1° Domingo - Entrada Franca
(11)5933-0810 / 8846-0810

CANTO PRA VELHA GUARDA

É uma roda que relembra os grandes sambas do passado com o intuito de concretizar projetos culturais e sociais. Sempre no 1° e 3° sábados do mês.

Rua Jacob, 175 (próx. ao Shopping Guarulhos) - Jd. Tranquilidade - Guarulhos/SP
Todo 1° e 3° sábado do mês - das 15hs às 20hs - Entrada 1kg de alimento não perecível
(11)7290-3420 / 20161349 c/ Brão

SAMBA DA PONTE

Espaço criado em Fevereiro de 2007, esta roda reverencia a tradição do samba e os ensinamentos de seus percussores. Este evento acontece ao ar livre com muita animação entre seus convidados todo penúltimo domingo do mês.

Rua Eloi Chave s/n° - Socorro (ao lado direito da Ponte do Socorro sentido Santo Amaro)
Todo penúltimo domingo do mês - A partir das 14hs
(11)8636-2209 c/ Ari

SAMBA DA TENDA - JARDIM ROBERTO

Este projeto surgiu da vontade de um grupo de amigos de realizar um encontro que tivesse o samba como instrumento de ajuda para a comunidade. Aceita doações de alimentos não perecíveis.

Rua Neuza Moreira dos Santos - Jd Roberto - Taboão da Serra/SP
Acontece no 1° domingo do mês - Entrada Franca
(11) 7424-4267 / 8549-3029 / 8814-9003 c/ Cleber ou Wellington